quinta-feira, 24 de março de 2011

seja contra a discriminação racial! saiba como

Gente boa gente, em tempo, pois sempre o é em se tratando dessa temática,  repasso no intuito de  disseminar/divulgar o 21 de março: Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, data instituída em 1966, pela ONU, de acordo com a Resolução 2142 (XXI), por conta da chacina que ocorreu em Sharpeville, África do Sul, no ano de 1960. 
Racismo:

1) “Racismo é valorização generalizada e definitiva de diferenças  reais  e  imaginárias, em proveito do acusador em  detrimento de sua vítima, a fim de justificar uma agressão” (MEMMI, Alberto apud Encyclopedia Universalis/UNESCO).

2) “Sistema que afirma a superioridade racial de um grupo sobre outros, pregando, em particular, o confinamento dos inferiores numa parte do país (segregação racial) [...]”(Dicionário Petit Larousse apud RUFINO, p. 10, 1991).

3) “Doutrina que afirma a superioridade de certas raças” (Novo Dicionário - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, p. 1443, 1989).

 4) “Toda teoria que leve a admitir, nos grupos raciais ou étnicos, qualquer  superioridade  ou   inferioridade intrínseca capaz de atribuir a alguns o  direito de  dominar ou eliminar outros,  pretensamente inferiores e que leve a fundamentar julgamentos de valor em alguma  diferença racial” (DECLARAÇÃO SOBRE RAÇA E PRECONCEITOS RACIAIS / 1978, adotada na  20ª  sessão da   Conferência Geral da UNESCO

Discriminação Racial: 

Discriminação Racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas em raça, cor, descendência ou origem étnica, que tem por objetivo ou efeito anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício num mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdade fundamentais no domínio político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública. 
 
Fonte: Mensagem recebida por email de Adomair O. Ogunbiyi da Rede Culturas Populares
Conheça/visite os blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário